Redes Sociais, Memorial e Culturas Vivas

Insta - Blog

“As culturas são dinâmicas, produtivas, e estão em constantes processos de reinvenção, recomposição e investimento de novos significados.” – Caderno do Visitante / Projeto Culturas Vivas.

A partir dessa visão, foram planejados, criados e estão em contínua alimentação perfis nas redes sociais. Instagram, Facebook e esse Blog são espaços para divulgação, registro e memória das ações passadas e em curso. Muitas das atividades desenvolvidas no Memorial são baseadas na tradição e na memória, que se reinventa, recompõe, ganha novos significados e públicos nas redes sociais.

Promoção e cultura digital se constituem num dos eixos temáticos do conjunto de  ações a serem realizadas durante os dois anos de vigência do Projeto. É um Eixo transversal. A partir do uso das redes sociais, o público tem acesso à informação sobre como visitar o acervo, seja em exposições presenciais ou em mídia digital, como participar de vivências e outras formas de trocas culturais, além de tornar-se fonte de pesquisa e consulta de informações sobre o Memorial dos Povos Indígenas.

Concretizar a gestão de redes sociais do Projeto Culturas Vivas, é na prática, demonstrar que “as culturas indígenas, como quaisquer outras, não constituem ativos do passado” e podem circular nos ambientes mais contemporâneos, se modificando e também transformando quem tiver contato com elas.

Finalizando com o texto do Caderno do Visitante (Presencial), saudamos também o Visitante Virtual:

“São CULTURAS VIVAS, sujeitas, tanto a processos de resistência, memória, e preservação, quanto de transformação. Por isso, o uso de um celular ou vestimenta americanizada, por exemplo, não destituem o indígena de sua identidade cultural. Por igual razão, uma pessoa não precisa ostentar todo o tempo artefatos tradicionais para manter sua identidade cultural.”

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s